E, aí. Desta vez vou abrir um arquivo histórico para você. Para contextualizar eu te comento do hábito de escrever que eu cultivei ao longo do tempo. Se você ainda não escreve, recomendo que o faça. “Mas Gabriel, escrever o quê?” – Dentre vários motivos que levam uma pessoa a escrever, vou mencionar alguns:
1. Relatar as viagens da sua cabeça. Parece engraçado e de fato é, mas assim nasceram as grandes obras de ficção que conhecemos hoje.
2. Relatar as suas experiências. Assista na Netflix, por exemplo, o seriado Toda Luz Que Não Podemos Ver ou então As Leis de Lidia Poët.
3. Externar para um caderno uma dor ou alguma insatisfação com algo ou alguém justamente quando você não deseja “contar à alguém”. Funciona, acredite.
4. Cartas para o seu eu do futuro.
5. Insights para escrever um poema, uma poesia ou uma letra de música.
6. Insights para empreender, desenvolver algum produto, etc
Enfim, meu caso foi escrever um planejamento mesmo. Passeando pelo meu computador encontrei um arquivo que escrevi em meados de 2020, nele rascunhei um plano do que eu gostaria de viver de maneira geral para os próximos 1, 5 e 10 anos futuros. Executei o trajeto tradicional, que é o ciclo PDCA: planejar, fazer, checar e agir. Do inglês em tradução livre, PDCA, significa plan, do, check e act.
Separei o arquivo do planejamento original em blocos sem alterar o conteúdo. Logo abaixo do bloco – e separado pela cor – coloquei a minha resposta, de como as coisas estão em dezembro de 2024, com comentários.
Vou comentar o tempo todo, inclusive agora que me lembro de um estrategista falando sobre o assunto: “planejamento foi feito para ser um norte e ser adaptado constantemente às regras do jogo. A vida muda, o mundo muda e com eles as jogadas também mudam.” Um plano é uma bússola para o norte e na caminhada são necessárias algumas curvas, aclives e também declives. Se chega ao norte com uma bússola em mãos e com movimento constante.
A parte legal: passados 04 anos de tê-lo escrito. Vamos ver os resultados?
Instruções para a leitura: o planejamento original está escrito na cor cinza, enquanto a resposta do bloco acima está em roxo e negrito.
12 meses – Junho de 20 a Junho de 21
Comprar um tambor
Capitalização e viagem
Fechamento de 2020
Cervejaria operando e tomando cerveja de graça – quase ok
Comprar um tambor não me lembro o propósito, mas acredito que cumpri pois tenho dois sobrando em casa. Capitalização financeira e viajar teve um freio pois a loja da família – fonte de renda principal – entrou em uma crise, isso fez com que a renda familiar caísse. Fechamento de 2020 pelo pouco que me lembro fechei bem, ainda era estado de pandemia no mundo e se não possuo memórias impactantes é porquê foi “normal”. Parei com as operações da cervejaria no meio ou no final de 2021, o motivo está escrito no tópico anterior.
5 anos de Julho de 21 a Julho de 26
Viagem para 2 países diferente (EUA e mais algum)
Mudança de cidade – BC, Itapema ou Florianópolis
Troca de carro;
Carteira pra barco;
Viajar pelo Brasil; Viajar para países que falam em espanhol.
Aqui o documento começa a ficar interessante. A viagem pra os dois países ainda não aconteceram, porém o plano permanece. A mudança de cidade também permanece, mas não para as três escritas, ficou mesmo para cidades de outros países. No tópico de trocar de carro complicou um pouco, pois fui ansioso e emocional na venda do meu antigo Fiesta e por isso caí em um golpe e perdi metade do valor do carro, algo em torno de doze mil reais, isso me deixou de molho financeiramente e também na questão do transporte, fiquei seis meses sem carro e depois comprei um Uno. Fui feliz com ele ao longo de dezesseis meses depois o vendi e comprei o meu carro atual, que é um Civic. Carteira para barco certamente não adquiri uma por razões óbvias. Viajar pelo Brasil e para países que hablan em espanhol ainda está no plano. Segue o plano.
10 anos
Casamento, filhos (2).
Filho ainda não – dentro dos dez anos – mas de maneira geral: segue o plano.
Circunstanciais
Limpeza dental
Visto DS-160
A limpeza dental ainda não fiz, segue no plano. Mas em minha defesa escovo os dentes três vezes ao dia, todos os dias, risos. Obter o Visa DS-160, segue no plano.
~~~
O legal é que eu mudei com o passar o tempo. Alguns itens do plano foram alcançados enquanto outros não passaram nem perto. O resultado é ruim? Não. Significa apenas que algumas coisas deixaram de fazer sentido enquanto outras coisas com mais importância ganharam prioridade. Ser um norte é o único objetivo destes escritos que você acaba de ler. Quais os pontos positivos? Me entender como pessoa, como ser-humano, buscar me questionar sobre o que eu faço, por quê eu o faço e o que deixo de fazer. Repito, mudar – eu diria adaptar – os planos faz parte do planejamento. Faça isso. Certamente passear pela sua memória o convidará a avaliar com calma e qualidade o que você tem feito para você mesmo e para a sociedade.
Gostou do que leu? Faça login aqui no WordPress e deixe o seu comentário, depois compartilhe com as pessoas que você gosta, assim elas também poderão ler. Você pode compartilhar copiando o link direto do navegador e colando na área de transferência ou clicando nos ícones abaixo.
Adulto dos anos 90.
Santa Catarina – Brasil.

Deixe um comentário